Gripe e Constipações são a mesma doença?
Muitas vezes confundidas, gripe e constipação são, no entanto, doenças diferentes. Embora ambas as doenças sejam de origem viral, a transmissão da gripe e da constipação é causada por vírus distintos.
O que a Gripe?
A gripe é uma doença aguda viral que afeta especialmente as vias respiratórias. O virus responsável pela gripe é o virus influenza. A sua transmissão ocorre principalmente através de gotículas emitidas durantes os espirros ou de tosse, que passam de uma pessoa para outra pelas vias respiratórias.
Quais as pricipais manfestações clínicas?
As manifestações clínicas da gripe podem variar de pessoa para pessoa de acordo com a capacidade que o nosso sistema imunológico tem de lidar com a infeção. Alguns sintomas como febre alta, arrepios, dor de cabeça e dores musculares, acompanhados de dores de garganta e por vezes tosse e congestão nasal podem ocorrer.
Quais os principais cuidados a ter?
Algumas pessoas com doenças crónicas como a diabetes, doença renal crónica, distúrbios imunológicos ou idade avançada <65 anos correm maior risco de sofrer complicações. estes doentes beneficiam de realizar prevenção da doença através da vacinação. Para evitar a transmissão da gripe deve procurar-se o distanciamente social, higiene das mãos com regularidade e a regras de etiqueta respiratória já conhecidas.O tratamento da Gripe é sobretudo através do alivio dos sintomas.
O que é a Constipação?
A constipação é também uma infeção das vias respiratórias superiores provocada por um vírus e, geralmente, ligeira. São vários os virus que podem causar a constipação, como Rinovirus e outros. A sua transmissão ocorre de forma semelhannte através de gotículas emitidas durantes os espirros ou de tosse, que passam de uma pessoa para outra pelas vias respiratórias.
Quais as pricipais manfestações clínicas?
A constipação apresenta sobretudo uma reação mais localizada e menos sistémica (generalizada). Os sintomas incluem sobretudo o "a comichão e pingo no nariz", espirros. Por vezes acompanhada de lacrimejo, conjuntivite e dor de ganganta. A febre é menos comum e mais baixa.
Quais os principais cuidados a ter?
Para evitar a transmissão da gripe deve procurar-se o distanciamente social, higiene das mãos com regularidade e a regras de etiqueta respiratória já conhecidas.O tratamento é sobretudo através do alivio dos sintomas.
Mensagem a reter: nem a Gripe, nem as constipações se tratam com antibióticos. Estes medicamentos devem ser reservados por prescrição médica no contexto de uma infeção bacteriana.