Uma boa saúde mental é vital para a nossa saúde e bem-estar geral. Estima-se que uma em cada oito pessoas, a nível mundial, viva com problemas de saúde mental (OMS).
Ao longo da vida, vamos experienciando situações ou eventos imprevisíveis e geradores de stress que nos podem deixar mais ou menos desconfortáveis, que nos leva a dar respostas menos ajustadas devido a fragilidades e insuficiências dos nossos recursos internos.
Inicialmente a ansiedade surge como uma resposta emocional, natural e normal que envolve manifestações como o medo, inquietação, agitação motora, preocupação, sentimentos de tensão, entre outras. Poderá ser uma resposta a uma situação real ou qualquer situação percebida como ameaçadora.
Assim, quando surge em níveis moderados, a ansiedade é benéfica e ajuda-nos na preparação para determinados compromissos, desafios ou até situações em que corremos perigo. É saudável ficar preocupado/a se tivermos, por exemplo, uma entrevista de emprego, um primeiro encontro, um teste, o primeiro dia de aulas, entre outras situações. A preocupação irá ajudar-nos a preparar e antever algumas situações desagradáveis para as quais poderemos mais facilmente criar soluções. Numa entrevista de emprego, por exemplo, pensar no vestuário, no discurso, na postura ou até procurar informação adicional sobre a empresa; para o teste podemos fazer um resumo da matéria, ler em voz alta, fazer uma boa alimentação e descansar. Em qualquer situação é sempre favorável prever o caminho e o tempo de viagem para evitar atrasos.
Por outro lado, se os níveis de ansiedade forem elevados e manifestarem-se sem razão aparente, ou de forma intensa, constante, e por um longo período de tempo (mais de 3 meses) fazendo-nos pensar nos piores cenários e sentir que não somos capazes de lidar com determinadas situações, então podemos estar perante uma condição psicopatológica.
A ansiedade pode manifestar-se de diferentes formas de pessoa para pessoa. Alguns sinais e sintomas da ansiedade:
Da mesma forma que cuidamos do nosso físico quando nos magoamos, temos um acidente ou uma doença e vamos ao médico da especialidade, devemos procurar a mesma ajuda quando se trata da nossa saúde psicológica e mental. Aos poucos iremos, em sociedade, reconhecer os sinais da ansiedade mais cedo evitando fases de desespero e vivermos de forma mais saudável, e à qual temos direito.
Lembre-se que a ansiedade é normal e benéfica e que todos a experimentamos em algum momento da vida. Pensar no futuro significa que podemos antecipar situações desagradáveis e criar soluções que nos ajudam a alcançar os nossos objetivos.
No entanto, quando a ansiedade se torna excessiva, persistente e interfere na nossa qualidade de vida, então devemos procurar ajuda. Cuide de si e da sua saúde mental!