O que são as varizes?
As varizes são veias dilatadas e tortuosas e fazem parte de um grupo de doenças vasculares designado: Doença Venosa Crónica.
Sabe como prevenir as varizes dos Membros Inferiores? Seguem alguns conselhos...
1- EXERCITAR AS PERNAS EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS: as posições prolongadas de pé e sentado (em particular de pernas cruzadas) devem ser evitadas, uma vez que o peso do sangue e a falta o exercício físico favorecem a estagnação do sangue nas veias. No caso de a atividade profissional obrigar a permanecer sentado ou de pé parado é necessário andar um pouco durante o dia, ou fazer movimentos circulares com os pés. Durante as viagens longas de carro, comboio ou avião e sempre que possível, caminhe um pouco para favorecer a circulação de sangue nas veias.
2- ESCOLHER UM DESPORTO APROPRIADO: a prática regular e com calçado apropriado à marcha, é a atividade mais benéfica para a circulação venosa. A planta do pé, devido a estar bastante irrigada por vasos venosos, funciona como uma bomba que movimenta o sangue. A cada passo vai comprimir as veias dos pés, o que impulsiona o sangue para cima até às pernas. Depois a contração dos músculos das pernas favorece a subida do sangue até ao coração. Por estas razões a prática de ginástica, ciclismo, natação ou golfe, facilitam a circulação venosa. Pelo contrário são desaconselhados desportos que obriguem a movimentos bruscos, como ténis, basquetebol ou squash, entre outros. Estes desportos provocam variações de pressão nas veias, que irá provocar dilatações destes vasos e menor circulação dos sangue até ao coração.
3- EVITAR LUGARES QUENTES: as variações de temperatura modificam o comportamento das veias. Um aumento do calor das pernas favorece a dilatação das veias, diminuindo circulação venosa. Deve-se evitar ou reduzir as exposições ao calor excessivo: sol, depilação com cera quente, banhos quentes, sauna e vestuário muito quente.
4- PROCURAR LUGARES FRESCOS: a influência do frio é importante por contribuir para a contração das veias. Um duche de água fria nas pernas, ativa a funcionalidade das veias, e alivia a sensação de peso e dor nas pernas. Caminhar à beira da água na praia é muito útil porque associa o exercício à temperatura baixa.
5- PREVENIR A PRISÃO DE VENTRE E EXCESSO DE PESO: a prisão de ventre e o excesso de peso são dois fatores responsáveis pelo aumento da pressão sanguínea nas veias. Por isso, e para evitar estes problemas, deve fazer uma alimentação rica em fibras (vegetais), uma boa hidratação (1,5 L água por dia) e consumir menos gorduras saturadas (manteiga e carne de porco).
6- USAR VESTUÁRIO APROPRIADO: o vestuário apertado comprime as veias e bloqueia a circulação do sangue nas pernas. Deve escolher um vestuário confortável e largo, evitando as calças muito estreitas, meias com elásticos fortes ou cintos apertados. Meias de descanso elásticas são recomendadas por comprimirem globalmente toda a perna.
7- USAR SAPATOS APROPRIADOS: os sapatos de salto alto reduzem a superfície de apoio do pé, contribuindo para diminuir a circulação de sangue dos pés para as pernas. Os salto dos sapatos dever ter no máximo 3 a 4 cm de altura.
8- FACILITAR A CIRCULAÇÃO SANGUÍNA NO SONO: realizar alguns movimentos tipo “pedalar” e levantar os pés da cama a 10 cm ajuda a melhorar a circulação durante o sono.
9- SITUAÇÕES QUE PODEM AGRAVAR: a doença venosa é mais frequente na mulher devido à presença de hormonas (progesterona e estrogénios). Os estrogénios aumentam a permeabilidade das veias e a progesterona a sua dilatação. Durante a gravidez estas hormonas existem em grande quantidade, aumentando o risco de doença venosa aparecer ou se agravar. Os anticonceptivos orais (pilulas) contêm este tipo de hormonas exercendo um efeito semelhante.
10- SESSÕES DE PRESSOTERAPIA: A pressoterapia é um tratamento médico-estético que favorece a drenagem linfática e baseia-se na técnica de massagem com ar pressurizado. Este sistema é muito adequado para estimular a circulação e aliviar problemas como varizes ou pernas cansadas. Além de favorecer a oxigenação do corpo a nível celular e ajudar a reduzir a pressão arterial, é muito útil para eliminar toxinas e proporcionar uma sensação de bem-estar.