A ansiedade é a reação normal ao stress do dia a dia, sendo que quando sentida sem razão ou de forma excessiva e contínua pode tornar-se um problema de saúde, provocando a diminuição da imunidade, perturbações de sono e podendo levar ao surgimento de perturbações de humor (depressão ou bipolaridade), causando assim um impacto negativo na vida quotidiana.
Principais sintomas e sinais de alerta
Sintomas:
Batimento cardíaco acelerado
Dificuldade respiratória
Tensão muscular e dores físicas
Suores frios e tremores
Insónias
Sinais de alerta:
Medo ou preocupação excessiva que limitam o dia a dia
Evitar locais ou situações que possam causar desconforto
Dores físicas, confusão mental ou apatia
Dificuldade em adormecer e/ou acordar várias vezes de noite
Como gerir a ansiedade
A gestão da ansiedade, especialmente em tempos de pandemia, passa por identificar e gerir os pensamentos negativos, redireccionando-o para situações que proporcionem bem estar. Focar a nossa atenção nas questões que dependem de nós e manter uma rotina organizada são também duas estratégias eficazes de gestão da ansiedade.
Tratamento
Com frequência o tratamento para a ansiedade é farmacológico, recorrendo a medicamentos que atuam apenas nos sintomas. No entanto, a utilização deste tipo de medicação pode levar à dependência da mesma, podendo potenciar os seus efeitos secundários, pelo que nem sempre é a solução ideal.
A psicoterapia, tem como objetivo trabalhar as causas do aparecimento da ansiedade, que podem ser experiências traumáticas e/ou perturbadoras, geralmente ocorridas na infância, que condicionam a forma como agimos, e ainda as diferentes pressões a que estamos sujeitos diariamente quer a nível profissional, social e financeiro, como a nível familiar.
Se precisar da nossa ajuda... estamos cá...
Comments