Não há saúde sem saúde psicológica, pois esta é integrante do ser humano. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a #saúdepsicológica como um estado de #bemestar que permite que se trabalhe de forma produtiva e que se contribua para a comunidade.
“A Saúde Psicológica diz respeito à forma como pensamos, sentimos, avaliamos as situações, nos relacionamos com os outros” (OPP, 2020) e nos sentimos aptos para lidar com as outras pessoas e com os desafios que nos vão aparecendo ao longo do tempo.
Mas, muitas vezes, surgem situações na nossa vida que afetam nos afetam, e podemos enfrentar Problemas de Saúde Psicológica. Estes problemas podem tem um impacto negativo em nós de uma forma temporária ou duradoura e podem ter um grau de intensidade maior ou menor (ex: Ansiedade, Depressão, Fobias, Anorexia, Bulimia, Perturbação Obssessivo-Compulsiva, …).
Estes problemas podem acontecer a todos, em qualquer idade e são mais comuns do que habitualmente pensamos! 1 em cada 5 Portugueses sofre de um #problema de saúde psicológica, e podem acontecer a qualquer um de nós! No entanto, ter um problema deste tipo não faz de nós pessoas menos capazes ou competentes, nem é um sinal de fraqueza! Para qualquer problema (físico ou psicológico) reconhecer os sinais de alerta e pedir ajuda especializada é muito importante! Tal como acontece nos problemas físicos, há um conjunto de coisas que podemos fazer para melhorar a nossa saúde psicológica, e existem muitos tratamentos eficazes.
Quais os sinais de alerta? Quando devo procurar ajuda?
Deve procurar ajuda especializada se estes pensamentos ou comportamentos têm acontecido consigo:
* Sente-se preocupado/a com frequência que alguma coisa de mal possa acontecer tanto a si como às outras pessoas;
* É difícil relaxar, descansar e sente-se mais agitado/a;
* Tem dificuldades em adormecer;
* Sente-se ansioso/a cansado/a ou sozinho/a;
* Tem tendência a pensar no pior que pode acontecer;
* Tem medo de perder o controlo e de ficar perdido;
* Tem muita vontade de chorar e pouca energia;
* Não tem vontade de fazer coisas que antes eram fáceis de fazer e prazerosas;
* Não consegue encontrar um sentido para a vida e acha que vai acabar fracassado/a;
* Os seus pensamentos preocupam-no/a constantemente
Lembre-se que não tem de estar sozinho e pode pedir ajuda. A psicologia pode ajudar.
Contacte, estamos disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas!
[adaptado de OPP, 2021]
Comentarios